Notícias
Aluna do Colégio Universitário desenvolve Projeto Empreendedor e de Responsabilidade Social
Giovanna Borges Morais, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), com apenas 17 anos, abriu em outubro do ano passado, o seu próprio negócio: a Icônica Store.
A loja de roupas feminina possui além de sua finalidade comercial, o seu propósito de entretenimento e de responsabilidade social. “Sempre tive a vontade de ter o meu próprio negócio. Sou muito apaixonada por empreendedorismo e durante a quarentena, em 2020, enxerguei uma oportunidade, quando minhas amigas comentaram sobre a vontade de fazer compras e a dificuldade causada pela pandemia”, explicou Giovanna Borges.
A estudante cursou a disciplina de Educação Financeira e Empreendedorismo, no Colégio Universitário. Por meio dessa, os alunos estudam a “Modelagem de Negócios”, aprendendo sobre como tirar as ideias do papel e sobre a validação dessas ideias no mercado. “O maior diferencial do Ensino Médio UNIPAM, além da infraestrutura incrível e dos ótimos professores, é incentivar os diferentes sonhos que os alunos apresentam. Sempre tive vontade de empreender e encontrei no UNIPAM todo o apoio e o incentivo que eu precisava. O empreendedorismo é muito forte na instituição e o fato deles incentivarem cada um e nos ajudarem a correr atrás dos nossos sonhos faz toda a diferença”, destacou Giovanna Borges.
O Diretor do Colégio Universitário, professor Fernando Dias, explica a importância da disciplina. “Além de trabalhar diretamente os temas Educação Financeira e Empreendedorismo, de forma transversal, ela apresenta aos alunos uma maneira de enxergar nos problemas, uma oportunidade de crescimento, e não uma barreira, como se imagina inicialmente. Assim, os alunos desenvolvem habilidades e competências que impactarão diretamente em suas vidas”, explicou Fernando Dias.
Ciente do papel de Responsabilidade Social que a loja representa, Giovanna está desenvolvendo a campanha “Mães na Passarela”. O projeto tem por objetivo valorizar a beleza e resgatar a autoestima das mães, que após o nascimento dos filhos, deixaram de se cuidar.
Serão selecionadas dez mães, em situação de vulnerabilidade social, escolhidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência da Mulher. Como forma de auxiliar essas mulheres e toda a sociedade, em assuntos relacionados a autoestima, estão sendo realizadas lives, semanalmente, até o dia 06 de maio, no Instagram da <@iconicaa_store>.
Segundo Giovanna Borges, a campanha surgiu como uma oportunidade de ajudar diversas mulheres. “Cresci em um ambiente de muita solidariedade. Meus pais fizeram parte do Lions, minha mãe é educadora no município e minha família é muito presente em conferências Vicentinas. Como sei das dificuldades que muitas mães enfrentam, tive a ideia de ajudá-las no que se refere à autoestima, à beleza e ao empoderamento delas”, destacou Giovana Borges.
No dia 06 de maio será feito o encerramento da campanha. As dez mães selecionadas terão um “Dia da Beleza”, que contará com roupas novas, acessórios, produção em salão de beleza, entre outros. Além disso será feita uma sessão de fotos com cada participante e um desfile, organizado no Caiçaras Country Clube, com a participação da Banda Pagô.
A ação é realizada pela loja Icônica Store, com o apoio do Centro de Referência da Mulher de Patos de Minas, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Caiçaras Country Clube, do Clube de Meseiras, do SEBRAE Delas, do UNIPAM, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Prefeitura de Patos de Minas.