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A Geometria no telhado de uma edificação é tema de projeto do curso de Engenharia Civil
Alunos do 5º período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) apresentaram no dia 24 de abril, o resultado do projeto “A Geometria no telhado de uma edificação”, desenvolvido na disciplina Tópicos Integradores I, sob a coordenação dos professores Cleicione Oliveira, Nancy Isewaki e Vinícius Vieira.
Na oportunidade, os alunos fizeram uma exposição das maquetes de estruturas de telhados, explicando o processo de construção e os materiais utilizados na maquete, o tipo de edificação e a estrutura de telhado e telhas, inclinação, escala e demais resultados obtidos pelo grupo por meio da relação geometria plana e espacial versus telhado. Os trabalhos foram avaliados pelos próprios colegas e também por uma equipe avaliadora composta pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Andrea Freitas Avelar e pelos professores, Sheilla Pereira, Eduardo Pains e Rogério Vieira.
Durante as aulas de Tópicos Integradores os estudantes debateram sobre os nomes técnicos e populares de elementos necessários para a construção de um telhado, fizeram cálculos geométricos de tesouras de telhados e iniciaram o esboço dos seus projetos à mão. Em seguida, transmitiram o desenho para o computador para que pudessem realizar a impressão tridimensional dos elementos. A escolha dos materiais para a construção das maquetes foi baseada na criatividade dos alunos, que utilizaram palitos de picolé, isopor, arame, papelão, mdf, metalon, entre outros. Os alunos também puderam utilizar dos materiais e estrutura do laboratório FabLab, sob orientações do professor Darlan Rodrigues.
Para os professores responsáveis pelo projeto, os estudantes superaram as diretrizes propostas. Os alunos buscaram orientações com professores de disciplinas específicas do curso, fizeram pesquisas em normas técnicas, especificações de fabricantes, visitas em edificações para busca de referências e pesquisa por materiais no mercado local. Nesse contexto, puderam vivenciar a idealização de um projeto e a sua execução em escala reduzida, estabelecendo sempre relações e comparativos entre o real e a maquete construída.