Componentes da Reitoria

Reitoria

Reitor
..: Prof. Dr. Henrique Carivaldo de Miranda Neto ::.


Trabalha, no UNIPAM, como docente, em cursos de graduação e de pós-graduação, desde 1999. De 2003 a 2010, coordenou o NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico, responsável pela seleção, contratação e orientação didático-metodológica dos docentes. Em 2006, criou o Curso de Extensão em Idiomas do UNIPAM, coordenando-o, até 2010. De 2011 a 2017, foi Diretor de Graduação, coordenando a implantação e a implementação do modelo pedagógico do centro universitário. Desde 2005, coordena e apresenta o Observatório UNIPAM: mostra de cursos e profissões e, desde 2011, coordena os processos seletivos vestibulares da instituição. De 2018 a agosto de 2021, foi Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão e, atualmente, é Reitor da instituição.

Atuou, durante vários anos, como professor do ensino fundamental e médio, de cursos preparatórios pré-vestibulares e de cursos de idiomas. No período de 1996 a 2002, foi coordenador pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) do Sebrae-MG.

É licenciado em Filosofia, em Letras (habilitação em português e espanhol), e em Pedagogia, possui especialização (pós-graduação) lato sensu em Gestão Empresarial e em A moderna educação: metodologias, tendências e foco no aluno. Também, possui Mestrado em Magistério Superior e Doutorado em Educação. Atualmente, desenvolve pesquisa, no Pós-doutorado em Psicologia, na Universidade de Flores, em Buenos Aires/Argentina. Realizou cursos de aperfeiçoamento em Psicologia e Saúde Mental, em Psicologia e Marketing e em Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico. Qualificou-se em Didática do Ensino Superior e em Docência do Ensino Superior. Frequentou diversos aperfeiçoamentos em língua espanhola, no Brasil e no exterior, possuindo Diploma Superior de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), concedido pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha, bem como Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU), expedido pelo Ministério da Educação e Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

É pesquisador nas áreas de Gestão de Seres Humanos (motivação e autoestima) e de Docência na Educação Superior (formação docente), com diversos artigos científicos (Qualis) e capítulos de livros publicados, nessas áreas e temáticas. É autor do livro “Psicologia Organizacional” e palestrante em temas relacionados a essa área (motivação, autoestima, resiliência, clima organizacional e gestão do conhecimento) e, também, em temas relacionados à Educação Superior (processo de ensino e de aprendizagem, formação docente, relação docente-discente).


Vice-Reitora
.:: Profa. Dra. Sandra Soares ::.


Atua, no UNIPAM, como docente, em cursos de graduação, desde 2005, trabalhando nos cursos de Farmácia e de Nutrição. É supervisora de estágios supervisionados, na manipulação de medicamentos, produtos e cosméticos e na dispensação de medicamentos no setor público (Farmácia Municipal) e na Farmácia Universitária, onde atuou como farmacêutica, por cinco anos. Desde 2012, coordena o curso de Farmácia, atuando conjuntamente com os responsáveis técnicos na gestão da Farmácia Universitária e do Laboratório de Análises Clínicas. Ademais, é responsável, também, pelos laboratórios de Microbiologia, Ensino em Análises Clínicas, Fisiologia e Biofísica, Tecnologia Farmacêutica, Farmacotécnica e Controle de Qualidade. É representante dos coordenadores de cursos, no Conselho Universitário. Egressa do UNIPAM, é licenciada em Ciências (Habilitação em Química) e graduada em Farmácia. Especializou-se na profissão farmacêutica, como mestre e doutora em Ciências (Química de Produtos Naturais).

Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão
.:: Profa. Dra. Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues ::.


Trabalha, no UNIPAM, como docente, em cursos de graduação e de pós-graduação, desde 1993. De 2001 a 2008, foi coordenadora do curso de Pedagogia. De 2002 a 2010, foi vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. De 2009 a 2012, foi presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Em 2013, coordenou o NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico. De 2014 a 2017, trabalhou no Nead – Núcleo de Educação a Distância -, implantando e coordenando o curso de Pedagogia Ead. De 2018 a 2021, atuou como Diretora de Graduação, no UNIPAM. Possui graduação em pedagogia, especialização lato sensu em Administração e Supervisão Escolar, mestrado em Educação e doutorado em Educação. Atuou, por vários anos, como professora dos anos iniciais do ensino fundamental, como supervisora pedagógica e como orientadora educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo, Didática, Fundamentos da Educação Infantil, Orientação Educacional e Avaliação Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, práticas docentes, formação de professores e gestão educacional. 

Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças
.:: Prof. Me. Pablo Fonseca da Cunha ::.


Trabalha, na instituição, desde 2007. Graduado em Administração, pelo UNIPAM, com especialização lato sensu em Gestão Empresarial, ênfase em finanças, também, pelo UNIPAM. Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência como docente em disciplinas ligadas à administração, matemática e análise de demonstrações financeiras, além de haver trabalhado como assistente de planejamento da FEPAM, após ter atuado, na mesma instituição, nas áreas de compras, recursos humanos e controladoria. 

Diretora de Graduação
..: Prof. Dra. Mônica Soares de Araújo Guimarães ::.


Trabalha, no UNIPAM, como docente, em cursos de graduação, desde 1991. De 2011 até o momento, coordena o curso de Letras do Centro Universitário de Patos de Minas. É licenciada em Letras (pelo Centro Universitário de Patos de Minas). Especialização lato sensu em Língua Inglesa pela PUC-MG e pelo Centro Universitário de Patos de Minas; especialização lato sensu em Psicopedagogia; Especialização lato sensu em A Moderna Educação e em Educação Transformadora pela PUCRS; Mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela UFMG.