Unipam

EGRESSO UNIPAM



Egresso

Apresentação

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) se propõe a empreender um processo educativo que contribua para o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Balizado por sua missão, que é “Transformar pessoas e sociedade por meio da excelência na educação, criando oportunidades e desenvolvendo talentos”, o UNIPAM entende que suas ações didático-pedagógicas são orientadas pela proposição de uma “educação ao longo de toda a vida”, conforme apresentada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI.

Apresentação Egresso

Desse modo, o UNIPAM criou, por meio da Portaria nº 1.805/2014, o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE), e sua institucionalização compete, conforme designado pelo art. 31 do Estatuto do UNIPAM, à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), à Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Finanças (PROPAF) e à Comissão Própria de Avaliação (CPA).


O PAE objetiva estabelecer marcos referenciais para o acompanhamento de egressos da Instituição, visando a conhecer a sua inserção no âmbito da atuação profissional; diagnosticar necessidades que ampliem as possibilidades dessa inserção; aprimorar os cursos de graduação e os processos de ensino-aprendizagem; e estimular à formação continuada, sobretudo, por meio de cursos de pós-graduação, de aperfeiçoamento e de extensão que atendam às necessidades dos egressos.

Para fins deste programa, são considerados egressos:

Ex-alunos portadores de diplomas e certificados de graduação e/ou pós-graduação emitidos pela Instituição.
Ex-alunos que evadiram ou abandonaram a Instituição.


O UNIPAM, mediante o PAE, procura aproximar e cultivar o relacionamento com os egressos, com parcerias que os beneficiem por meio de ações que possibilitam oportunidades de atualização profissional e de desenvolvimento de atividades educacionais, culturais e esportivas, como semanas acadêmicas, congressos, seminários e cursos de extensão, bem como incentivo financeiro para participação do egresso nessas modalidades e nos programas de pós-graduação promovidos pela Instituição.

O PAE é mecanismo para pesquisa e avaliação dessas ações, visando à discussão e ao aprimoramento das atividades institucionais que possibilitam a troca de experiência e integração dos egressos.

Objetivo Geral

O PAE tem como objetivo geral:

Conservar e fortalecer o vínculo entre o UNIPAM e os seus ex-alunos, permitindo-lhes compartilhar os seus sucessos e conhecer os seus desafios, de modo que se possa aprimorar os serviços educacionais.

Objetivos Egresso


Objetivos Específicos

Objetivo 1

Implantar e acompanhar ações efetivas para a verificação do egresso em relação a sua atuação no ambiente profissional e socioeconômico;

Objetivo 2

Orientar e acompanhar as avaliações de desempenho dos cursos com relação ao mercado de trabalho, pelo acompanhamento do desenvolvimento profissional dos egressos;

Objetivo 3

Manter programa regular de avaliação sob a ótica do egresso, abrangendo aspectos institucionais e do curso;

Objetivo 4

Manter atualizados registros de informações relevantes dos egressos;




Promover, em conjunto com os colegiados de cursos, intercâmbio entre egressos e alunos e entre os próprios egressos;


Sugerir eventos e cursos institucionais ou no âmbito dos cursos, em conjunto com seu respectivo colegiado, de interesse dos egressos;

Objetivo 3

Implantar ações que promovam a divulgação e a disseminação de serviços, eventos e cursos nos âmbitos do aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação de interesse dos egressos;


Implantar e acompanhar ações que gerem empregabilidade ou recolocação profissional de interesse dos egressos;




Auxiliar na análise e na criação de ações, no âmbito da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e dos colegiados de cursos, inerentes às informações obtidas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conselhos profissionais e outras que amparem a melhoria dos serviços educacionais.





Ações de Apoio ao Egresso

Ascender Inteligência Empresarial Apoio ao Egresso
Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Apoio ao Egresso
Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo Apoio ao Egresso
Biblioteca Apoio ao Egresso
Cartão Diplomado (Clube Diplomado) Apoio ao Egresso
Complexo Esportivo Apoio ao Egresso
Centro Clínico Veterinário Apoio ao Egresso

Aprimoramento Contínuo

Visando ao efetivo cumprimento do Programa, as informações acerca do egresso são coletadas por meio:



Instrumento de Avaliação

Elaborado e aplicado ao egresso pela CPA, em cada ciclo avaliativo. Esse instrumento permite colher as percepções dos ex-alunos sobre a Instituição, os cursos e os serviços oferecidos.

Instrumento de Avaliação

Rede social LinkedIn

Na qual é possível extrair informações sobre a inserção profissional dos ex-alunos, como situação ocupacional, histórico profissional e outros dados relevantes. Essa ferramenta é gerenciada pela Assessoria de Comunicação (ASCOM), a qual realiza as consultas na rede social e aplica os filtros pertinentes para pesquisar e rastrear o egresso da Instituição. Posteriormente, as informações obtidas pela ASCOM são compiladas e encaminhadas para tratativa da CPA, se tornando parte do processo de avaliação.

Rede social LinkedIn

Clube Diplomado

No qual propicia um panorama geral sobre empregabilidade, alocação profissional e mercado de trabalho para tomadas de decisões da gestão institucional e das coordenações e colegiados dos cursos.

Melhoria Clube Diplomado

Com essas estratégias, objetiva-se direcionar os projetos de formação continuada às necessidades de cada área profissional e a melhoria das grades curriculares dos cursos, além de permitir que a rede de contatos, iniciada no ambiente acadêmico, seja mantida e ampliada.


A pesquisa direcionada aos egressos oferece informações significativas para a tomada de decisão, tanto no âmbito da instituição como no âmbito de cada curso. Essas informações:


No âmbito da Instituição

São apropriadas por meio da CPA, que posteriormente realiza a tabulação e análise dos dados e gera relatórios que são apresentados aos gestores do UNIPAM. Esses relatórios, por sua vez, subsidiam ações de melhoria interna relacionadas às demandas da sociedade e do mercado de trabalho, permitem o desenvolvimento de políticas de gestão e de inovação que contribuam com o aprimoramento dos serviços educacionais, e possibilitam a criação de cursos de educação continuada que atendam as demandas do mercado e, sobretudo, do egresso.

Melhoria Instituição

No âmbito dos cursos

São apropriadas por meio da CPA que, após a tabulação e análise dos dados, gera relatórios estratificados por curso que são apresentados às suas respectivas coordenações e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), possibilitando a análise do grau de empregabilidade de cada curso. Tais relatórios servem de insumos para os processos de planejamento dos cursos (graduação, pós-graduação e extensão) e para as melhorias nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs).

Melhoria Cursos