Entidade Mantenedora

  • Entidade Mantenedora - FEPAM
  • Dirigentes da FEPAM

Entidade Mantenedora - FEPAM

A Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), entidade mantenedora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), foi instituída pelo Governo do Estado de Minas Gerais, no dia 27 de maio de 1968, por meio da Lei nº 4.776. Os primeiros cinco cursos foram autorizados em 14 de abril de 1970, juntamente com a autorização do funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Os primeiros cursos autorizados foram: Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia, na modalidade Licenciatura Plena.

No ano de 1974, por iniciativa do Governo Federal, os cursos de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e de Matemática foram convertidos em Licenciatura Curta.  Em 1987, foi criada a habilitação em Química. No mesmo ano, os cursos que eram ministrados em regime anual de matrícula passaram para o regime semestral, o que durou até 1997. A partir de 1998 foi retomada a matricula anual que permaneceu até 2004. No ano seguinte, após revisão das matrizes curriculares, volta-se ao regime de matrícula semestral. Posteriormente, os Cursos de Ciências Biológicas e de Química passaram a oferecer também a modalidade Bacharelado.

Em 1986, foi aprovada a instalação da Faculdade de Ciências Administrativas e o primeiro vestibular para o curso de Administração de Empresas foi realizado em 1989. Em 09 de novembro de 1992, foi autorizado o Curso de Ciências Contábeis.

Em 22 de junho de 1995, foi autorizado o Curso de Direito e, por conseguinte, a Faculdade de Direito. Em 15 de dezembro de 1997, foi autorizado o Curso de Farmácia, juntamente com a Faculdade de Ciências da Saúde.

No dia 14 de novembro de 2000, foi autorizado o funcionamento da Faculdade de Ciências Agrárias, com o Curso de Agronomia.

No dia 06 de julho 2001, o Governador de Minas Gerais credencia o UNIPAM como entidade responsável pelas atuais e vindouras faculdades, continuando a FEPAM como mantenedora da Instituição.

Com o credenciamento do UNIPAM, o número de cursos da Instituição aumentou 160% em seis anos, passando os cursos oferecidos de 10 para 26, cursos esses ministrados em várias áreas do conhecimento.

Ainda em 2001, foi autorizado o funcionamento do curso de Sistemas de Informação. Em 2002, outros 3 cursos foram autorizados: Enfermagem, Química e Educação Física; e o curso de Biologia se transforma em Ciências Biológicas. Três anos mais tarde, já em 2005, outros cursos são autorizados: Zootecnia, Fisioterapia, Nutrição, Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda) e Física, sendo realizado, pela primeira vez na história do UNIPAM, dois vestibulares em um único ano. Ainda nesse mesmo ano, outros dois cursos foram autorizados: Secretariado Executivo e Psicologia.

Em 2006, o UNIPAM trouxe para Patos de Minas e região os Cursos Superiores em Tecnologia, em atendimento às exigências do mercado de trabalho. Esse modelo de curso está mais voltado para quem já atua na área profissional e necessita de uma formação acadêmica, com habilidades e competências compatíveis com suas áreas de atuação. Foram instalados os cursos de Gestão em Agronegócios, Gestão em Varejo e Moda e Estilo.

Em 2007, após demorado período de investidas ações, o UNIPAM conseguiu a autorização para o funcionamento do curso de Medicina, tendo sua primeira turma iniciado no ano seguinte. Esse curso é mais uma grande conquista da Instituição para toda a comunidade, conseguindo um reconhecimento cada vez maior e abrindo as portas da cidade para estudantes de várias regiões do país.

No ano de 2009, foi autorizado o funcionamento da habilitação em Jornalismo, do curso de Comunicação Social. E em 2011 foi aprovado o projeto de criação do curso de Medicina Veterinária.

Apesar da grande mudança ocorrida na Instituição desde a criação do Centro Universitário, os objetivos e ideais de progresso ainda estão longe de se esgotar, e com certeza a história do UNIPAM está longe de ser encerrada, em cumprimento à missão e aos objetivos para os quais foi criada.


Conselho Curador


Presidente: Sr. Paulo Vinícius Piva Hartmann

Vice-Presidente: Dr. Alfredo Jesus Mitio Nakao



Membros:


Prof. Lucas Ribeiro Marques Campos de Oliveira

Sr. Marco Antônio Nasser de Carvalho 

Sr. Marcos Bruxel

Sra. Stael Maria de Mendonça Barra


Suplentes:


Dr. João Porto Neto

Prof. Luiz Henrique Borges Varella

Dra. Maria Cristina Marques de Queiroz Bicalho

Sr. Heber Queiroz Araújo

Prof. Paulo Henrique Rodrigues Moreira

Profa. Natália de Fátima Gonçalves Amâncio

Conselho Fiscal/Membros:


Sr. Heber Queiroz Araújo
Sr. Cícero Cambraia de Sousa Maia
Prof. Sandro Ângelo de Andrade

Suplentes:


Prof. Leonardo Braga dos Reis
Prof. Moises Ávila da Silva
Prof. Luiz Henrique Borges Varella

Diretor Executivo:


Ghassan Ricardo Pablo Tawil

Secretário Geral:


Prof. Me. Alan Santos de Oliveira
Telefone: (34) 3823 0328 / 0300
Endereço: Campus I - Bloco A (2º Piso) - Rua Major Gote, N. 808 - Bairro: Caiçaras - Patos de Minas/MG - Cep: 38.702-054