Farol Incubadora de Empresas

A Incubadora de Empresas de Patos de Minas ganhou uma nova marca. O que antes era IEP, agora se tornou um Farol. Desde sua inauguração em 2002, a equipe de gestores trabalha em prol do desenvolvimento da cultura empreendedora em Patos de Minas e região.

O mercado de Patos de Minas, do Alto Paranaíba e também do Noroeste Mineiro é consideravelmente influenciado pelos processos desenvolvidos pela Incubadora de Empresas. Ao auxiliar na otimização das empresas, a Farol Incubadora de Empresas oferece oportunidade para os empreendedores e o crescimento destes, gera novos empregos, além de proporcionar a retenção do capital intelectual humano na região.

Para a gestora de território de inovação, Lilian de Cássia Oliveira, que está há quase oito anos na Incubadora, a Farol está nascendo em um momento de renovação. “Estamos remodelando nossos processos, traçando novos rumos e desenhando novos desafios”, explicou Lílian.

Apesar do nome Incubadora de Empresas de Patos de Minas, a demanda da IEP era muito maior e as empresas atendidas se estendiam a outras regiões. Como o UNIPAM é a instituição de maior capilaridade na região, muitos dos estudantes são de outras cidades e eles acabavam imaginando que a Incubadora atendia especificamente empresas de Patos de Minas, devido ao nome. A partir daí surgiu a necessidade de troca do nome e marca.

“Se nós não apoiamos as empresas que abrigamos, quem irá apoiar? ”, indagou a gestora de território de inovação ao explicar o processo de alteração do nome e marca. Lilian de Cássia conta que no momento em que buscaram a nova identidade, sua primeira preocupação foi em dar oportunidade para as empresas incubadas.

Segundo o empresário e incubado, Thiago Pacheco, o reconhecimento por parte da Incubadora possui um valor muito grande. Ele comenta ainda sobre o processo de construção da nova marca. “Para chegar ao que hoje é a Farol Incubadora de Empresas, antes nós procuramos seguir uma linha de criação em que fosse possível abordar todo o ambiente de empreendedorismo que o UNIPAM vem construindo ao longo do tempo. Um dos últimos lançamentos foi o Centro de Empreendedorismo e Aceleradora de Negócios (OceanO), assim nós decidimos dar continuidade, criando uma relação entre ambos. O que norteia um navegante em um oceano? Um farol. Desta forma foi possível posicionar a Farol como referência e apoio aos empreendedores”, afirmou Thiago.

Acesse o site