Notícias
Alunos de Engenharia Elétrica desenvolvem soluções tecnológicas para a empresa AUMA Negócios
Alunos do 4º período do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) produziram, no semestre passado, na disciplina de Projeto Integrador, uma série de projetos, com o intuito de desenvolver soluções tecnológicas, para a empresa AUMA Negócios.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Fábio de Brito Gontijo, os projetos fazem parte de uma parceria. “No início de cada semestre, as empresas levam até o curso os problemas recorrentes que elas enfrentam. Diante disso, nossos alunos desenvolvem soluções tecnológicas e inovadoras e, ao final do semestre, apresentam o projeto desenvolvido em uma batalha de pitch”, explicou Fábio de Brito.
Dentre as soluções desenvolvidas destacam-se: a limpeza ultravioleta de carros, a segurança dos operadores de máquinas e o desenvolvimento de matéria prima para produção de gás metano A primeira solução foi produzida pelos alunos Breno Henrique Caixeta, Fhellip Emanuel Eufrosino, Guilherme Wilson Moreira da Costa, Ítalo Vinicius Botelho e Patrick Andrett. O trabalho consistia na redução da fatalidade, de suínos e aves em granjas, por doenças contagiosas.
O projeto era composto por um circuito automatizado de assepsia de veículos, que englobava os seguintes processos: um aro adaptável as proporções de cada veículo, nele foi implantado uma série de esguichos, abastecidos com água e aditivos antibacterianos, para assepsia do automóvel. Seguido do aro, o automóvel adentraria a uma câmara isolada, onde seria exposto a luz negra, que serviria para revelar eventuais microrganismos que sobreviveram ao primeiro processo. Assim, um sensor ótico realizaria a leitura da superfície do veículo e daria um veredito se o automóvel estava apto ou não para adentrar a empresa. Ao final do percurso, haveria a presença de uma cancela ligada diretamente à sala de luz negra, que só permitiria a passagem do veículo, caso o veredito do sistema fosse positivo.
De acordo com o aluno de Engenharia Elétrica, Fhellip Emanuel Eufrosino, microrganismos, fungos e demais seres patológicos, causam uma série de doenças fatais em frangos e suínos, o que pode desencadear prejuízos alarmantes para as empresas. Diante dessa realidade, ele explica a importância do projeto. “Além da clara redução de perdas de animais, que o projeto proporciona, outro ponto que se destaca é o aumento da qualidade desses, tanto no que se diz respeito à higiene, por causa da redução drástica no contato com outros animais doentes, quanto na melhora da qualidade da própria carne”, explicou Fhellip Emanuel.
A segunda solução foi desenvolvida pelos alunos Cleuton Oliveira da Silva e Vitor Vieira Silva. O projeto consistia na segurança e na qualidade de vida dos operadores de máquinas. De acordo com o aluno de Engenharia Elétrica, Vitor Vieira Silva, por meio de um sistema automatizado, quando operador se aproximar dos motores, a máquina irá diminuir sua velocidade até parar totalmente, sem interferência humana.
Ainda segundo Vitor Vieira Silva, o projeto surgiu após um acidente dentro de uma indústria, onde o funcionário teve o braço amputado, quando estava operando uma máquina. “Nosso projeto é muito otimista no mercado. Se a empresa constatar, que existe um risco na segurança de seu funcionário, ela poderá adequar a máquina, por um preço bem acessível. Ou seja, ela garantirá a segurança do funcionário e não terá que substituir a máquina por uma nova”, explicou Vitor Vieira.
A terceira solução foi desenvolvida pelos alunos Aline Fonseca de Melo, Beatriz Dutra Salgado, Taynara Rayane Gonçalves, Warlley Vicente de Sousa Araujo e Yan Andrade Almeida. O projeto objetivava a geração de energia e combustível, por meio da biomassa, sendo utilizada em locais com grande acesso de matéria orgânica no meio ambiente.
O projeto trata-se de um reator, constituído por um tanque fechado e isolado por ar atmosférico. Esse tem a função de fazer coletas orgânicas, para análise de produção de gás metano, avaliando assim, a quantidade e a qualidade do gás produzido para a geração de energia.
A aluna de Engenharia Elétrica, Taynara Rayane Gonçalves, explica a importância do projeto. “É uma alternativa para as empresas que possuem desperdício de matéria orgânica. Além de trazer benefícios ao meio ambiente, pois quando esse material não recebe nenhum tipo de tratamento, ocorrem contaminações no solo, no ar, podendo gerar vários tipos de doenças”, destacou Taynara Rayane.