Notícias
Professores e alunos do curso de Medicina publicam livro pela Atena Editora
Os capítulos foram construídos a partir de um projeto científico elaborado pelo curso.
As professoras do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Maura Regina Guimarães Rabelo e Natália de Fátima Gonçalves Amâncio, organizaram o livro “Inovação, Ciência e Tecnologia: Um Olhar Ampliado para os Cuidados com a Saúde”, que foi publicado pela Atena Editora, no dia 16 de setembro.
O livro compreende uma coletânea de textos, elaborados por diferentes autores, acerca das Inovações Médicas. Os capítulos foram construídos, a partir de um projeto científico, elaborado para o Componente Curricular Habilidades de Informática III, do curso de Medicina do UNIPAM, no primeiro semestre deste ano.
A obra tem como foco a discussão teórica para construção do conhecimento e a contribuição para a busca daquilo que a humanidade tanto anseia: o saber científico para o bem, sempre atrelado a um olhar cuidadoso em suas projeções para o ser humano, favorecendo assim às intervenções transformadoras neste campo.
Na oportunidade, os alunos foram divididos em grupos e em diferentes temáticas, abordando os treze capítulos propostos. São eles: Diabetes Mellitus como Fator de Risco para Intensificação dos Efeitos do SARS-COV2; Uso de Tecnologias para Apoio à Gestão da Atenção Primária à Saúde; Biomarcadores para Rastreamento da Doença de Alzheimer; Terapia de Realidade Virtual: Uso dos Exergames na Prevenção de Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares; Cirurgia Bariátrica: dos Primórdios às Inovações; Propriedades Quimiopreventivas de Frutas Silvestres; Transexualização: Uma Reflexão Acerca do Processo de Transição de Gênero; Diagnóstico da Lesão Renal Aguda pelos Novos Biomarcadores; Impacto da Realidade Virtual nas Demências; Bronquiolite: Visão Atual de um Tema Antigo e Frequente; A Família na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – Utin; Inovações na Psiquiatria: Abordagem Integral e Aspectos Tecnológicos; e Imagenologia e Suas Tecnologias.
De acordo com a professora Natália de Fátima Gonçalves Amâncio, espera-se que a obra possa contribuir para uma atuação qualificada e humanizada nas ciências da saúde. “Inovar é preciso e para isto buscamos apresentar, às várias especialidades médicas, pesquisadores, docentes e acadêmicos da área da saúde, uma reflexão sobre ciência e tecnologia. Além disso, a publicação favorece à academia científica, à produção científica docente e discente, à qualificação do currículo lattes e o atendimento aos critérios de avaliação imposto pelo Ministério da Educação”, explicou Natália Amâncio.
O aluno Eythor Ávila Reis, juntamente com Antônio Ricardo Neto; João Victor Marques Thiago; Marcelo Alves Boaventura; Mateus Soares Chaves; Thiago da Mata Martins; e Vitor Alves Nunes, alunos do 4º período de Medicina, desenvolveram o trabalho “Diabetes Mellitus como Fator de Risco para Intensificação dos Efeitos do SARS-COV2”. Esse objetivou relacionar o acometimento, por diabetes mellitus, com os efeitos provocados pelo SARS-COV2. “A diabetes é uma doença com um peso estatístico no mundo todo e é um dos fatores que influenciam a infeção pelo novo Coronavírus (COVID-19), de forma que, as pessoas que portam essa condição apresentam alterações nos mecanismos de infecção do vírus”, explicou Eythor Ávila. O trabalho foi produzido sob orientação das professoras Aline Cardoso Paiva, Giselle Cunha Barbosa Safatle, Karina Alvarenga Ribeiro, Karine Siqueira Cabral Rocha e Natália de Fátima Gonçalves Amâncio.
O acadêmico explica ainda, a importância da publicação do livro. “Vejo dois pontos principais, o primeiro é a aquisição de conhecimento, pois foi necessário estudar os temas que seriam abordados, de modo que, as informações obtidas fossem utilizadas na prática, com pacientes ou com colegas. O segundo é uma forma de enriquecer o currículo, o que se torna muito relevante em um mercado que está cada vez mais competitivo”, afirmou Eythor Ávila.
Já o aluno Hugo Ribeiro Vinhal de Sena, do 4º período de Medicina, juntamente com os demais discentes Amanda Teixeira Braga, Bruna Silveira Caixeta, Débora Braga Soares Bispo, João Carlos Cassimiro, Luiza Amara Carneiro e Marina Fagundes Paula, desenvolveram o capítulo intitulado “Uso de Tecnologias para Apoio à Gestão da Atenção Primária à Saúde”. Esse abordou os elementos que auxiliam na gestão da atenção básica de saúde. “Essas ferramentas são importantes para estabelecerem um panorama da população assistida e, a partir dele, oferecer o serviço de saúde mais adequado para a demanda dos pacientes”, destacou Hugo Ribeiro. O trabalho foi desenvolvido sob orientação das professoras Marisa Costa e Peixoto, Marilene Rivany Nunes, Maura Regina Guimarães Rabelo e Natália de Fátima Gonçalves Amâncio.
Ainda de acordo com o acadêmico, Hugo Ribeiro, a maior importância da publicação é a iniciação cientifica, favorecendo à construção de um currículo profissional de excelência. “As informações publicadas, são responsáveis por informar a sociedade, as inovações na área da atenção primária. É válido ressaltar ainda que a publicação científica favoreceu o fortalecimento de um dos pilares da educação superior: a pesquisa. Aumentando assim, o prestígio da nossa instituição de ensino”, explicou Hugo Ribeiro.
O livro está disponível no link https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3492.