Notícias
Alunos do Colégio Universitário são medalhistas no Concurso Canguru de Matemática
Paloma Vieira e Jeferson Leles conquistaram medalhas de prata e de bronze.
Jeferson Leles Rodrigues e Paloma Vieira Borges, alunos do 2º e do 3º ano, respectivamente, do Ensino Médio do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) foram medalhistas de bronze e de prata no Concurso Canguru de Matemática. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (02).
O concurso acontece anualmente e tem por objetivo favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da matemática e estimulando a capacidade desses, de obterem satisfação intelectual, na resolução de problemas matemáticos.
A Olimpíada é destinada aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, sendo considerada a maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em mais de 80 países. O concurso teve origem na França e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontiéres - AKSF).
Os alunos realizaram a prova, em formato on-line, no dia 08 de outubro. Essa era composta por 30 questões de múltipla escolha, divididas em três níveis de dificuldade, com diferente pontuação: nível fácil (03 pontos); nível médio (04 pontos); e nível difícil (05 pontos). O limite de tempo para a resolução das questões era de uma hora e quarenta minutos. “Nessa prova você não pode ‘chutar’ as respostas, quando não souber, pois para cada questão que você errar, além de não pontuar você perde 25% do valor da questão. Assim, quando não souber como resolver é aconselhável deixar em branco”, explicou Jeferson Leles, aluno do Colégio Universitário, que conquistou a medalha de bronze.
De acordo com a aluna do Ensino Médio, Paloma Vieira Borges, que conquistou a medalha de prata, a preparação foi fundamental para o bom resultado. “Além da boa base que construí, ao longo do ano, com as aulas de matemática do Colégio e com a ajuda dos nossos professores, me preparei resolvendo questões que caíram nas provas dos anos anteriores”, destacou Paloma Vieira.
O aluno Jeferson Leles, explica a importância da competição. “Tanto essa olimpíada, quanto as outras têm um papel fundamental para a formação de conhecimento e de interesse por uma determinada área”, afirmou Jeferson Leles.
Para a aluna Paloma Vieira, as competições despertam a curiosidade dos estudantes. “A Olimpíada Canguru aborda a matemática de um jeito muito interessante que muitas vezes não vemos na escola. Ela nos incentiva a estudar e a entender melhor a matemática, o que é incrível. Além disso, olimpíadas como essa abrem muitos caminhos e oportunidades, desde o conhecimento adquirido, medalhas, prêmios e viagens, até uma vaga em uma universidade como a USP ou a UNICAMP”, reforçou Paloma Vieira.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Universitário, professora Aparecida Silvério, a participação na Olimpíada amplia o conhecimento dos alunos. “Eles são incentivados a se aproximarem do universo matemático, de maneira interessante, útil e até mesmo divertida”, explicou Aparecida Silvério.
Segundo o diretor do Colégio Universitário, professor Fernando Dias, muitas vezes, a forma como é conduzido o ensino matemático, não é permitido aos alunos relacionarem os conteúdos aprendidos na escola com o seu cotidiano. “Eventos como este, além de motivarem os alunos ao estudo desta ciência exata, trazem reflexões importantes sobre os fenômenos matemáticos que o cercam”, finalizou Fernando Dias.
Para mais informações acesse <https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/index.html>.
Matrículas abertas para o Colégio Universitário
As matrículas, para o ano de 2021, do Colégio Universitário já estão abertas. E o melhor, sem reajuste de mensalidade.
O Colégio Universitário trabalha em três frentes: preparar o aluno para aprovação nos vestibulares; oferecer base sólida para a aprovação no ENEM; e, sobretudo, proporcionar vivências que preparem os jovens para a vida universitária.
Um dos diferenciais é a infraestrutura: laboratórios, salas de aula invertida, biblioteca e complexo esportivo. Além disso, o material didático adotado pelo Colégio, Sistema de Ensino Ari de Sá (SAS), é um dos melhores do país.
Não perca a oportunidade de fazer o Ensino Médio, nos mesmos padrões de qualidade da educação superior. Matricule-se já!
Para mais informações entre em contato pelos telefones 0800 940 40 06/ (34)3823 0300, ou acesse https://ensinomedio.unipam.edu.br/.