Notícias
UNIPAM sediará módulo de prototipagem do “Programa AGITA Warm Up”, promovido pelo SEBRAE Minas
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) sediará neste sábado (28), das 8h às 18h, o módulo Maker do “AGITA Warm Up - Edição AgTech”, programa de pré-aceleração promovido pelo SEBRAE Minas, pelo Sistema FAEMG Inaes e por parceiros do agronegócio.
O objetivo do evento é estimular que ideias, que tenham conexão com as dores e os desafios do agronegócio da região do Alto Paranaíba e do Noroeste mineiro, possam se tornar negócios. “Nós sabemos que o agronegócio da região é altamente tecnificado e demandante de soluções inovadoras. Para isso, nós estimulamos a oferta tecnológica na região, para que possamos conectar os empreendedores ao mercado”, destacou a Analista Técnica do SEBRAE Minas, Jéssica Viana Gonçalves.
Neste sábado será realizado, no UNIPAM, o módulo de prototipagem. Em virtude da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19), essa será a única etapa que ocorrerá presencialmente, as demais ocorrerão em formato on-line. Na ocasião serão utilizados o Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), o Laboratório de Fabricação (FabLab), o Laboratório de Eletrônica, entre outros.
Na oportunidade participarão nove startups que foram selecionadas para o programa. Além disso, haverá uma rede de makers que auxiliarão esses times na etapa de construção do protótipo. “Eles utilizarão hardware, software, arduínos, entre outros itens que vão auxiliá-los na solução que eles propõem. Na segunda-feira (30), nós realizaremos a etapa de validação, na qual visitaremos algumas fazendas, para que os produtores rurais possam dar feedback a respeito dos protótipos construídos pelas startups”, explicou Jéssica Viana.
Ainda segundo Jéssica Viana, programas como esse são importantes, pois a inovação precisa de uma estratégia para o desenvolvimento. “Temos na região importantes cadeias produtivas, bem como grãos, o café, a suinocultura, o leite, o algodão, entre outros, que demandam tecnologia. Acreditamos muito no ambiente do empreendedorismo e da inovação, por meio disso podemos conectar uma rede de parceiros que trouxeram, desde o início, dores e oportunidades para as startups participantes, que têm interesse em desenvolver uma solução, empreender e contribuir para o desenvolvimento do nosso agronegócio que movimenta a economia da região”, afirmou Jéssica Viana.
O encerramento do programa acontecerá no dia 12 de dezembro, por meio do evento “Demoday”. Na ocasião os times se apresentarão por meio de pitchs. A transmissão ocorrerá no canal do SEBRAE, no YouTube.