Notícias
Alunos de Direito visitam Tribunais Superiores e órgãos máximos do país
A atividade é resultado do “Projeto Brasília” idealizado pela professora Sabrina Nunes
Alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pelos professores Paulo Henrique Rodrigues, Sabrina Nunes e Virgínia Bernardes, realizaram de 16 a 18 de novembro uma visita técnica a Brasília (DF).
A atividade faz parte do “Projeto Brasília”, idealizado pela professora Sabrina Nunes. O intuito é que os alunos conheçam os Tribunais Superiores e os órgãos máximos do país, proporcionando uma percepção real sobre a estrutura, a competência e o funcionamento das instituições relacionadas aos três poderes do Brasil.
Na oportunidade, os alunos visitaram o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Palácio Itamaraty e o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal). Durante a visita ao Senado, cada aluno foi presenteado com um exemplar do Vade Mecum.
O coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Máximo Oliveira, explica a importância da realização do projeto. “Associar a teoria dada em sala de aula à prática e possibilitar que os alunos vejam de perto o ambiente real de atuação dos órgãos, em pleno funcionamento, é imprescindível para a formação do futuro profissional de Direito”, explicou Alexandre Máximo.
A idealizadora do projeto, professora Sabrina Nunes, salienta o sucesso da viagem. “Os alunos voltaram de Brasília extasiados. Uma experiência inenarrável que proporciona, além de muito conhecimento, uma motivação a mais para o exercício da profissão”, salientou Sabrina Nunes.
O aluno do 10º período do curso de Direito, Filipe Marques Araújo, faz uma análise dos ensinamentos adquiridos com a visita. “O STJ é um dos lugares mais incríveis que já conheci e que todo estudante de direito deveria visitar. Resumindo esta viagem em uma única palavra, eu diria: inspiração”, destacou Filipe Marques.