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Simpósio de Educação, Cultura e Filosofia abre espaço para o diálogo sobre Educação, Diversidade e Religião
A 15ª edição do “Simpósio de
Educação, Cultura e Filosofia: aproximações” convidou alunos e professores do
Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) para dialogar sobre assuntos
importantes, como o movimento LGBTQIA+ e a diversidade religiosa. O evento,
promovido pelos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia, aconteceu entre
os dias 26 e 27 de setembro, no auditório do bloco N.
Na primeira noite, o tema foi a diversidade no contexto escolar. Para debater sobre o assunto, foi convidado o professor do UNIPAM Everton Silva; que é médico e Mestrando em Saúde da Família; e a professora do UNIPAM Francis Jardim Pfeilsticker, que também é médica e Mestre em Saúde da Família. Além disso, participaram do debate, a professora da rede de ensino público, Gab Mota, e o publicitário, ex-aluno do UNIPAM, Matheus Castro. O momento propiciou várias reflexões sobre a importância de se informar sobre o movimento LGBTQIA+ e ainda promoveu diálogo com o público.
No segundo dia do evento, o assunto foi a diversidade religiosa, por isso, foram realizadas palestras sobre matrizes religiosas do ocidente e sobre as religiões de matriz africanas no Brasil. O professor Luís Geraldo Xavier, do Colégio Leonardo da Vinci, abordou aspectos do “Espiritismo”. Já o professor Vinícius Augusto, da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, falou sobre o “Cristianismo”. Para falar sobre a “Unbandonblé”, foi convidado o professor João Alfredo Costa da UFV. Por último, o professor Guilherme Gonçalves esclareceu pontos importantes sobre a “Umbanda”.
O Simpósio reuniu cerca de 120 alunos de todas as licenciaturas presenciais e EaD e de outros cursos como Psicologia, Direito, e Ciências Contábeis. Além disso, participaram egressos e professores da educação básica. De acordo com Marcos Rassi, coordenador dos cursos de História e Pedagogia, esta edição do Simpósio foi uma das mais ricas, com temáticas interdisciplinares, emergentes, que interessam não só a educadores, mas a qualquer pessoa. "A questão da diversidade está colocada irreversivelmente para todos nós (...) e as possibilidades ecumênicas devem ser objeto, cada vez mais presente no contexto da educação, por isso, o UNIPAM ganha muito com o nível desta edição", finaliza.