Notícias
UNIPAM recebe 65 alunos do Panamá para realização de cursos de graduação
O programa é resultado de uma parceria do UNIPAM com o Instituto Daniel Franco
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio de uma parceria com o Instituto Daniel Franco (IDF), recebeu nos meses de agosto e de setembro 65 alunos para a realização dos cursos de graduação em Agronomia, em Medicina Veterinária, em Mecânica de Precisão com ênfase em Agricultura de Precisão e em Odontologia.
Os estudantes receberam bolsas ofertadas pelo Instituto para la Formación y Aprovechamiento de Recursos Humanos (IFARHU), por meio do governo da República do Panamá. O UNIPAM presta os serviços de formação acadêmico-ético-profissional e o IDF organiza toda a logística de deslocamentos e de manutenção.
No primeiro dia, os estudantes foram recebidos em uma solenidade no Centro de Convenções e Eventos (CCE), que marcou a instalação do Programa de Graduação para Alunos Panamenhos (PGAP). O evento contou com a presença do embaixador da República do Panamá no Brasil, Senhor Miguel Lecaro Bárcenas. Na ocasião, também estiveram presentes a conselheira da Embaixada da República Dominicana no Brasil, Senhora Josefina Aracena, representantes da FEPAM, do UNIPAM, do IDF, do IFARHU e da Prefeitura de Patos de Minas.
No segundo dia, os alunos realizaram um tour guiado no UNIPAM. Na oportunidade, eles conheceram: biblioteca; Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo); complexo esportivo; Fablab; Laboratório de Biologia, Zoologia e Entomologia; Laboratório de Eletrônica; Laboratório de Mecânica, Hidráulica e Bioclimatologia; Laboratório e Núcleo de Pesquisa e Análise de Sementes; Laboratório e Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Estresse em Plantas; Laboratório de Genética e Biotecnologia; e Laboratório e Central de Análises de Fertilidade do Solo.
No terceiro dia, no período da manhã, os estudantes foram recepcionados no Salão do Júri pelo reitor do UNIPAM, professor Dr. Henrique Miranda, visitaram a Clínica de Psicologia, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e realizaram um treinamento sobre o portal acadêmico, no Laboratório de Informática. No período da tarde, eles visitaram o Centro Clínico Veterinário (CCV), a Escola Agrícola e o Centro Clínico Odontológico (CCO).
Posteriormente às visitas, no dia letivo seguinte, eles iniciaram os estudos nos cursos de Agronomia, de Medicina Veterinária, de Mecânica de Precisão com ênfase em Agricultura de Precisão e de Odontologia.