Notícias
Alunos de Arquitetura e Urbanismo participam de uma jornada pela memória do município de Desemboque, em Sacramento
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pelos professores Alex de Castro Borges e Eduardo Cardoso de Araújo, realizaram, recentemente, uma visita técnica ao povoado de Desemboque, localizado no município de Sacramento (MG).
A visita teve por intuito explorar a região que marca o início da ocupação do território mineiro no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, conhecida no século XVIII como “Sertão da Farinha Podre”. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de interagirem com os habitantes locais, compreenderem a história da ocupação do povoado e apreciarem as construções históricas que desempenham um papel significativo na narrativa da história, da memória e da identidade do povo mineiro e brasileiro.
Em Desemboque, foram examinadas as condições de preservação do patrimônio arquitetônico do século XVIII, com destaque para a Igreja de Nossa Senhora do Desterro e para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Essas estruturas representam testemunhos únicos de um fenômeno tipicamente brasileiro: a preservação pelo esquecimento, na qual elementos sobrevivem ao longo do tempo devido ao isolamento e à estagnação do desenvolvimento urbano.
As atividades incluíram visitas guiadas pelos professores, com a colaboração das vozes locais da comunidade sertaneja, bem como a coleta de dados gráficos e fotográficos para a elaboração de um mapeamento de danos. Essa operação desempenha um papel crucial no diagnóstico e na intervenção em bens de interesse de preservação, em consonância com o currículo do componente curricular de técnicas retrospectivas.
De acordo com os professores Alex de Castro e Eduardo Cardoso, tais iniciativas são de suma importância para a formação dos futuros profissionais, pois proporcionam aos alunos e também aos professores, uma oportunidade de ampliar seus estudos, compreender diferentes processos territoriais e sociais e adquirir um repertório técnico pessoal que será fundamental para suas futuras carreiras em diversas áreas da Arquitetura e Urbanismo.