Notícias
Alunos do curso de Psicologia visitam o “Museu da Loucura”, em Barbacena
Alunos dos 5º e 9º períodos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) foram até a cidade de Barbacena (MG), no dia 13 de abril (sábado), para conhecerem o “Museu da Loucura”.
Na visita guiada, as professoras Daniela da Cunha Lopes Almeida, Hellen Aparecida Ferreira, Natália Maria Pereira Caixeta e Rosely Oliveira de Almeida acompanharam os alunos, destacando aspectos das teorias estudadas em sala de aula. O museu apresenta um vasto acervo de textos, fotografias, vídeos, documentos, equipamentos e objetos de instrumentação cirúrgica que narram a história do tratamento dos pacientes na época.
O museu foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, fruto de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac) e foi um marco histórico como o primeiro do gênero no país. Seu propósito é resgatar a história do lendário Hospital Colônia de Barbacena, o primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, a estimular reflexões sobre o tratamento da saúde mental ao longo do último século.
Além de oferecer uma imersão histórica, o museu instiga os visitantes a refletirem sobre a importância do fortalecimento do movimento da Luta Antimanicomial e da adoção de uma abordagem mais humana, crítica e desmistificadora em relação à questão da saúde mental nos dias de hoje.