Notícias
Estudo científico, publicado por professor do curso de Nutrição do UNIPAM, ganha repercussão em mídias nacionais
Wanderson Roberto da Silva, professor do curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), publicou, recentemente, um artigo científico sobre as relações entre comportamentos alimentares de adultos brasileiros e os motivos que os levam às escolhas dos alimentos. Esse é fruto de um estudo realizado com 1.200 voluntários e, por sua relevância, ganhou repercussão em várias mídias nacionais, tais como: CNN Brasil, Estado de Minas, Folha de São Paulo, UOL, Veja, entre outros.
O trabalho foi realizado pelo professor e seus colegas da Universidade Estadual Paulista (UNESP); da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); e do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), em Portugal. Ao longo do estudo, os pesquisadores examinaram as relações entre os comportamentos alimentares restritivo, emocional e descontrolado. Além disso, analisaram nove motivos subjacentes às escolhas dos brasileiros em relação aos alimentos: apelo sensorial, conteúdo natural, controle do peso, conveniência, familiaridade, humor, preço, preocupação ética e saúde.
De acordo com o professor Wanderson Roberto, a partir dessa pesquisa, outros estudos sobre comportamento alimentar podem ser realizados, inclusive, estudos replicados em populações com estilos alimentares ou doenças específicas, como diabetes e hipertensão. Além disso, a pesquisa contribui para guiar profissionais da área da saúde e gestores de políticas públicas na elaboração de estratégias para estimular comportamentos alimentares alinhados com uma alimentação saudável e o contexto socioeconômico e cultural de cada pessoa.
Ainda segundo Wanderson Roberto, “é preciso que o acompanhamento profissional seja mais harmonioso e vá além de falar o que as pessoas têm de comer ou deixar de comer. Temos de entender a relação que se estabelece com a comida, as emoções e os motivos envolvidos para, então, propor alterações que façam sentido individualmente e tenham potencial de se tornar mais efetivas e evitar prejuízos no longo prazo”, destacou Wanderson Roberto.
O artigo Relationships Between Three Eating Behaviors and Nine Motives for Food Choices Among Brazilian Adults: A Structural Equation Model, ou, na tradução livre, “Relação entre Três Comportamentos Alimentares e Nove Motivos para Escolhas Alimentares de Adultos Brasileiros: um Modelo de Equação Estrutural” foi publicado no periódico internacional Perceptual and Motor Skills.