Notícias
Diretor Executivo da FEPAM e Diretor do Colégio Universitário integram comitiva de missão técnica à Joinville
O intuito foi identificar as oportunidades e os desafios dos projetos desenvolvidos em Joinville, durante a implantação do Place Branding
O Diretor Executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), Ghassan Ricardo Pablo Tawil, e o Diretor do Colégio Universitário e Gestor de Inovação do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Professor Me. Fernando Dias da Silva, integraram uma missão técnica, no período de 16 a 19 de junho, à Joinville (SC).
A comitiva foi liderada pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e pela ADESP - Agência para o Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas e contou com representantes da Acipatos, da Coopatos, da DanBred Brasil, da Destilaria Leblon, da Dimensional, da Expocacer, da FIEMG - Regional Alto Paranaíba, do legislativo patense, do Sicoob Credipatos, do SindComércio, do Sindhorb, do Sindimetal e da Suinco.
A missão teve por intuito identificar as oportunidades e os desafios dos projetos desenvolvidos em Joinville, durante a implantação de sua marca território, tendo em vista que, em novembro de 2023, foi lançado o “Place Branding Patos de Minas”, um projeto que visa promover o desenvolvimento da cidade baseado em três pilares: hospitalidade, inovação e liderança, todos em prol da prosperidade. A marca que tem como slogan “Patos de Minas, aqui é sempre mais” foi lançada durante o Congresso Mineiro de Empreendedorismo (Comine), promovido pelo UNIPAM.
Durante os três dias de imersão, a comitiva participou de visitas técnicas que fundamentaram os quatro eixos da marca de Joinville: cidade de valor, cidade de cultura, cidade de experiências e cidade de inovação. Na oportunidade, foram visitadas empresas de diversos setores da economia, parceiras do Place Branding de Joinville, com o objetivo de ouvir suas experiências no processo de desenvolvimento do projeto, entre elas: Perini Business Park, Ágora Tech Park, Centro de Eventos Expoville, Cervejaria GutBrau, Museu Cultural e Trilha do Patrimônio, Parque Hemero, Restaurante da Glória e Restaurante e Choperia Rheinkeller. A comitiva assistiu ainda a uma apresentação do projeto Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, regida pelo Maestro Sérgio Ogawa. Além disso, participou de reuniões com o Secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth; com a gestora do Sebrae Regional Norte, Milena Zimmermann; e com o presidente do Joinville Convention & Visitors Bureau, Giuliano de Mello.
O Diretor Executivo da FEPAM, Ghassan Tawil, explica a importância da missão. “Joinville tem um histórico de pontos turísticos de destaque, porém isso não era bem explorado. Por meio do place branding foi possível organizar e criar processos para divulgar a cidade não só para o Brasil, mas para o próprio joinvilense”, explicou Ghassan Tawil.
Para o Diretor do Colégio Universitário e Gestor de Inovação do UNIPAM, professor Fernando Dias, a missão reforça que Patos de Minas está no caminho certo. “As estratégias traçadas em nossa cidade vão ao encontro do que foi estabelecido em Joinville e, ao mesmo tempo, demonstram uma série de oportunidades que nos permitirão ser ainda mais assertivos”, ressaltou Fernando Dias.
Os próximos passos contemplam 40 projetos de ativação da marca, distribuídos em sete iniciativas: engajamento comunitário, qualificação, capacitação, engajamento de stakeholders, ativação, pertencimento e reconhecimento.
O sucesso do projeto se torna evidente através dos números, como por exemplo, os apresentados pela taxa de ocupação hoteleira de Joinville. Após a implementação do Place Branding, que destacou a cidade como um excelente destino turístico, a lotação dos hotéis foi ampliada para praticamente 100%.