Notícias
FEPAM, UNIPAM e Prefeitura Municipal de Patos de Minas entregam projeto de revitalização da Lagoinha
O último domingo (30) foi de muita emoção para a população de Patos de Minas e, principalmente, dos arredores da Lagoinha. Isso porque a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas entregaram as obras de revitalização do Parque João Luiz Redondo, popularmente conhecido como Lagoinha, que se transformou em mais um cartão postal do município.
A solenidade de inauguração do espaço contou com a participação de autoridades políticas, dirigentes da FEPAM/UNIPAM e com a presença da comunidade. Também foram preparadas várias atrações, como apresentações de grupos de dança, de música, do coral do Projeto Unipam Sênior, além de distribuição de brindes, picolés e muito mais.
Durante sua fala, o Diretor Executivo da FEPAM, Ghassan Tawil, aproveitou para agradecer ao time UNIPAM, que trabalhou com muito empenho durante os últimos meses, para que a obra fosse entregue a tempo. Segundo o Prefeito, Luís Eduardo Falcão, o projeto foi mais que uma revitalização “a Lagoinha estava morta e agora ressuscitou, renasceu, graças à parceria com a FEPAM e o UNIPAM”, ressaltou.
A Lagoinha foi adotada pela FEPAM/UNIPAM, graças ao Programa Viva Patos, por meio do qual, empresas privadas assumem os cuidados de espaços públicos como praças, parques e afins. Foi assim que a FEPAM já revitalizou a Praça Champagnat e a parte das trilhas, quiosques e churrasqueira do Parque Municipal do Mocambo. De acordo com o Presidente da FEPAM, Paulo Hartmann, no projeto da Lagoinha, idealizado pelo arquiteto e professor Eduardo Cardoso, a obra foi realizada com recursos e mão de obra do UNIPAM, e também contou com parceria da Prefeitura, que contribuiu com aporte financeiro.
Neste sentido, a FEPAM/UNIPAM foi responsável pela: instalação de novos pisos, de meios-fios e revitalização dos existentes; revitalização do paisagismo com plantio de gramas, forrações e espécies arbóreas; instalação da irrigação para conservação do paisagismo; perfuração de poço artesiano para alimentar a irrigação e manter o nível da água da lagoa; revitalização completa da quadra de esportes; construção de uma guarita para vigilância e para guardar materiais de jardinagem e manutenção; abertura de novos caminhos da pista e marcação da ciclofaixa; instalação de novos mobiliários urbanos como bancos, mesas e lixeiras; realização da arte em grafite; instalação de pergolado; e pela criação de nova área para o parquinho infantil, bem como, de novos espaços para convivência e conforto de todos.
Em contrapartida, a Prefeitura Municipal foi responsável por: desassorear a lagoa; recuperar as nascentes; fornecer terra e asfalto feito pela Prefeitura; instalar uma nova academia ao ar livre, bem como, nova iluminação em todos os ambientes; além de fornecer brinquedos para o parquinho infantil.
A população fez questão de expressar a satisfação com o resultado das obras. A Presidente da Associação dos Moradores dos bairros Lagoinha e Jardim América, Marília de Resende Larino, reside no local desde os cinco anos de idade. Ela declarou que ficou muito surpresa com a entrega e que o trabalho realizado "superou as expectativas dos moradores", finalizou.