Notícias
Alunas de Fisioterapia desenvolvem prática de primeiros socorros sobre luxação com atletas do Olaria
Alunas do 1° período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), sob orientação da professora Fabiana Cristina Ferreira, realizaram uma apresentação prática para atletas juvenis, sobre os primeiros socorros nos casos de luxação. O trabalho foi realizado no Centro de Treinamento do Clube Atlético do Olaria e teve como público-alvo atletas de futebol juvenil, com idade entre 13 e 15 anos.
O intuito da atividade foi levar informações a respeito do conceito de luxação, formas de prevenção, tratamento e, ainda, sobre os primeiros socorros a serem prestados nesses casos. Para repassar essas informações de forma lúdica e clara, foi utilizado um protótipo interativo denominado “Labirinto da Luxação”, desenvolvido pelas alunas com o apoio do Laboratório de Fabricação do UNIPAM, o FabLab. Além disso, as alunas desenvolveram atividades interativas com os atletas, simulando situações de jogo, por meio de um quis com perguntas e respostas. Ao final da intervenção, foram distribuídas lembrancinhas para todos os participantes.
De acordo com uma das alunas integrantes da equipe, Ana Júlia Caixeta, o Olaria foi escolhido devido à sua localização. “O CT fica distante de estabelecimentos voltados à saúde, então, demoraria horas até alguma ajuda chegar ao local”, explicou. Pensando nisso, “é importante que os atletas saibam pelo menos um pouco de primeiros socorros, principalmente em casos de luxação, que são muito comuns no futebol”, alertou.
A
diretora social do Olaria, Emille Oliveira, se revelou muito satisfeita com a intervenção
educativa preparada para os atletas. De acordo com ela, as alunas demonstraram
conhecimento técnico e postura profissional, além disso, as crianças
participaram ativamente das atividades propostas. Os treinadores e responsáveis
pela escolinha também receberam as informações com grande interesse,
reconhecendo a importância de incorporar práticas preventivas no dia a dia. “A
experiência foi extremamente positiva. Nossos alunos demonstraram ter
compreendido a importância da prevenção e dos cuidados imediatos em caso de
lesões”, finalizou.