Notícias
Fazenda Experimental do UNIPAM é premiada pela qualidade do café produzido
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio de seu campus II – Escola Agrícola, foi premiado pela qualidade do café produzido na fazenda experimental. A análise foi feita pelo Laboratório de Classificação Cooxupé, de Monte Carmelo (MG). Na oportunidade foram analisados os cafés produzidos na safra 2020/2021.
A qualidade da bebida é obtida pela prova da xícara, metodologia proposta pela Specialty Coffee Association of America, na qual são avaliados os seguintes critérios: aroma e fragrância do pó de café; acidez; sabor; corpo; finalização; uniformidade; doçura; ausência de defeitos (xícara limpa); balanço; nota geral; e nota total. Na oportunidade, o café produzido na fazenda experimental obteve pontuação superior a 80, sendo classificado na categoria “Café Especial”.
O café produzido é resultado de experimentos desenvolvidos por alunos do UNIPAM, sob orientação do professor Diego Henrique da Mota, por meio de trabalhos de projeto integrador, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.
O coordenador do campus II e orientador dos experimentos, professor Diego Henrique da Mota, comenta sobre a premiação. “Os resultados obtidos representam a expressão potencial da região, para a produção de cafés especiais. Diante disso, percebemos que o campus caminha lado a lado com o cenário da cafeicultura atual”, explicou Diego Henrique.