Notícias
Gestores participam de treinamento sobre Metodologia Ágil Scrum
Com o objetivo de fortalecer as práticas de gestão e aprimorar os processos internos, a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), entidade mantenedora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), promoveu, recentemente, em uma sala invertida do bloco N, uma atividade sobre a Metodologia Ágil Scrum.
A ação foi ministrada pela supervisora da Organização Sistemas e Métodos/ Lei Geral de Proteção de Dados (OSM/LGPD) da FEPAM, Laís Cristina Pádua de Andrade; e pela coordenadora do setor de Desenvolvimento de Sistemas, professora Dra. Mislene Dalila da Silva e integrou o Treinamento de Liderança de Alta Performance (TLAP), reunindo gestores da área de backoffice.
O encontro objetivou apresentar os conceitos e as práticas do Scrum, metodologia amplamente utilizada no desenvolvimento de projetos e na gestão ágil de equipes. A atividade teve início com uma explicação teórica conduzida por Laís Pádua e por Mislene Dalila. Em seguida, foi realizada uma dinâmica prática, na qual Mislene interpretou a proprietária de uma empresa fictícia. Os participantes, divididos em grupos, receberam a missão de desenvolver um produto com base em requisitos previamente definidos, aplicando as principais cerimônias do Scrum, tais como: planning (planejamento) e daily (reuniões diárias).
Durante a simulação, o tempo de execução das tarefas (sprint) foi representado por um cronômetro exibido no telão. Os grupos utilizaram folhas divididas em colunas: backlog, a fazer, fazendo e feito, para compor o quadro Kanban, além de notas adesivas para registrar e movimentar as atividades ao longo do processo.
A dinâmica foi concluída com a cerimônia de entrega (review), em que cada grupo apresentou o produto desenvolvido. Os trabalhos foram avaliados conforme os requisitos estabelecidos e o grupo com o melhor desempenho foi destacado. O diretor executivo da FEPAM, Ghassan Ricardo Pablo Tawil, também participou da atividade integrando-se a um dos grupos e vivenciando na prática a metodologia.
Segundo a supervisora da OSM/LGPD, Laís Pádua, a experiência foi enriquecedora e trouxe contribuições diretas para o aprimoramento das lideranças. “A aplicação da metodologia contribui para organizar rotinas e dar clareza às prioridades e às entregas. Por ser versátil, pode ser adaptada a diversas áreas administrativas, favorecendo uma gestão mais eficiente e colaborativa. Seus três pilares: transparência, inspeção e adaptação oferecem ao gestor ferramentas práticas para liderar com alinhamento, autonomia e foco em resultados”, destacou Laís Pádua.
