Notícias
UNIPAM recebe acervo completo do jornal Minas Urgente, marco da imprensa dos anos 80
O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (LEPEH), do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), recebeu, no dia 02 de dezembro (terça-feira), na sala 215 do bloco M, a doação de todas as edições do jornal Minas Urgente, importante impresso patense da década de 1980.
O acervo foi doado pelo jornalista José Humberto Fagundes, idealizador e fundador do periódico, que também conduziu uma palestra aos estudantes. Entre maio de 1986 e maio de 1987, ele criou e coordenou o Minas Urgente, que alcançou mais de 1.400 assinaturas e 48 edições ao longo de um ano.
O jornal foi considerado inovador para a época, trazendo coberturas e matérias não apenas sobre Patos de Minas, mas também sobre acontecimentos relevantes de Minas Gerais. Durante a entrega, o jornalista destacou a importância de tornar esse material acessível às novas gerações. “A doação é muito importante, pois o jornal foi um recorte de um momento histórico de Patos de Minas. Espero que seja útil como forma de pesquisa para os estudantes e interessados pela história da nossa cidade”, explicou José Humberto.
O coordenador do curso de História, professor Me. Marcos Antônio Caixeta Rassi, ressaltou o valor histórico e a singularidade do jornal para os estudos da cidade. “O jornal tinha charges criativas e críticas, colunas sobre a política externa e colunas que retratavam a cultura de Patos. Então, para as pesquisas sobre a história da nossa cidade, esse jornal é fundamental. Estamos extremamente gratos ao jornalista José Humberto pela doação”, concluiu Marcos Rassi.
A partir de agora, todas as edições do Minas Urgente passam a integrar o acervo do LEPEH em formato digital, ficando disponíveis para consulta da comunidade acadêmica e da população.
Quem tiver interesse em conhecer o material pode agendar uma visita pelo WhatsApp (34)9 9957 6869.
