Notícias
UNIPAM promove segunda Mostra de Cinema
Evento irá apresentar filmes latino-americanos
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio do Programa Mais Cultura no Campus, promoverá, no dia 28 de setembro (sábado), das 9h às 12h, a 2ª Mostra de Cinema (Unicine). O evento ocorrerá no auditório do bloco E, no auditório do bloco N e no Salão do Júri (bloco C).
O intuito é promover o debate sobre temas apresentados na cinematografia. O Unicine é uma oportunidade para que o público reflita sobre assuntos que, muitas vezes, não são discutidos.
Na oportunidade, ocorrerão três sessões, com temas diferentes, envolvendo a cultura latino-americana. Os filmes apresentados serão: Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky; Bolívia, de Israel Adrián Caetano; e Cien Niños Esperando un Tren, de Ignácio Aguero.
O evento é gratuito. Os interessados deverão se inscrever no site https://unieventos.unipam.edu.br/. Por se tratar de um evento de extensão, a participação acarretará horas complementares.
Confira, abaixo, a programação e a sinopse dos filmes.
Bicho de Sete Cabeças
Horário: 9h às 12h
Local: auditório do bloco N
Sinopse: Neto (Rodrigo Santoro) é um adolescente comum, excedendo alguns limites e alimentando uma rebeldia constante. Entre os conflitos cotidianos, tudo vai parcialmente sob controle até que o pai, Wilson (Othon Bastos), encontra nas roupas do filho um cigarro de maconha. Depois disso, Wilson praticamente deserda Neto, que é empurrado para o sistema manicomial como mais um despojo da sociedade: dopado, eletrocutado e mais incompreendido do que nunca.
Bolívia
Horário: 9h às 12h
Local: salão do júri, bloco C
Sinopse: tentando abrir os caminhos de Buenos Aires para a família que ficou em La Paz, o imigrante boliviano Freddy (Freddy Flores) consegue trabalho num restaurante. Apesar das ameaças e das humilhações vindas de apavorados patriotas, da amizade com a imigrante paraguaia Rosa (Rosa Sánchez) e do cotidiano repetitivo na cozinha, Freddy luta para sobreviver um dia de cada vez.
Cien Niños Esperando un Tren
Horário: 9h às 12h
Local: auditório do bloco E
Sinopse: em um povoado nos arredores de Santiago do Chile, um grupo de crianças participa da oficina de cinema dirigida pela professora Alicia Vega. Quase todas nunca foram ao cinema e boa parte mal sabe do que se trata. Durante as aulas, elas aprendem sobre os primórdios da invenção, a história do mecanismo e o que significam os filmes. E, fora das paredes da classe, contam suas vidas, suas rotinas e seus sonhos.