Notícias
XV COMEIA destaca inovações para uma agropecuária de baixo carbono
Entre os dias 04 e 08 de novembro, o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu a 15ª edição do Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias (COMEIA). Realizado pelos cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária, o evento reuniu cerca de 900 pessoas no Centro de Convenções e Eventos (CCE), consolidando-se como um dos principais encontros voltados para o agronegócio sustentável.
Com o tema “Agropecuária de Baixo Carbono”, o congresso ofereceu uma semana repleta de aprendizado, troca de experiências e palestras com renomados pesquisadores, doutores e especialistas. Temas como vacinação contra febre aftosa e avanços tecnológicos no manejo de doenças foram abordados com profundidade, ultrapassando os limites do aprendizado em sala de aula.
Na abertura, a pesquisadora e professora, Solange Binotto Fagan, destacou o papel da nanotecnologia no agronegócio. “Cada dia surgem produtos e processos que envolvem a nanotecnologia e o mundo do agro. O intuito foi apresentar um pouco sobre o tema que ainda tem muito a ser explorado”, afirmou Solange Binotto.
Além das palestras, os participantes apresentaram trabalhos acadêmicos e conheceram as últimas inovações na Mostra de Inovações Tecnológicas (INOVET) que contou com cerca de 170 apresentações. Durante a cerimônia de encerramento, os alunos destaques foram reconhecidos com o “Prêmio Júlio Reis”. Consagraram-se vencedores:
Curso de Agronomia
- Maria Eduarda Sousa Caixeta (Diurno)
- Samuel Kennedy Vaz de Oliveira (Noturno)
Curso de Medicina Veterinária
- Larissa Gonçalves Rodrigues (Diurno)
- Leonam Araújo Fonseca (Noturno)
Para a aluna de Agronomia, Laysa de Melo, o COMEIA foi uma experiência transformadora. “O congresso nos proporcionou palestras de diversas áreas, além de promover a integração entre os cursos e agregar muito ao nosso conhecimento”, destacou Laysa de Melo.
Encerrando a semana de muito aprendizado, o show da banda Velho Oeste trouxe descontração e celebração para os participantes. O coordenador do curso de Medicina Veterinária e presidente da comissão organizadora, professor Flávio Moreira, comemorou o sucesso do evento. “Casa cheia mostra o interesse dos nossos alunos em continuar aprendendo e se conectando com as novas tecnologias e demandas do mercado”, concluiu Flávio Moreira.
O COMEIA 2024 reforçou o compromisso do UNIPAM com a inovação e a sustentabilidade no agronegócio, preparando profissionais para os desafios do futuro.