Notícias
Aluno de Jornalismo lançará livro neste sábado
Luiz Henrique Gontijo dos Reis, aluno do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) lançará no próximo sábado (10), às 13h, na cidade de Tiros (MG), o livro “Leve Tiros no coração”.
O livro conta a história da cidade de Tiros (MG), que este ano completa 94 anos de emancipação.
A ideia do livro surgiu dentro da disciplina Jornalismo Especializado I, quando a professora propôs aos alunos a produção de um livro-reportagem. “Pelo tema ser livre, essa seria a forma de homenagear a minha cidade. Foram mais de 40 entrevistas, distribuídas em 19 capítulos, com 304 páginas”, afirmou Luiz Henrique.
Sinopse da obra
Tiros é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e da Microrregião de Patos de Minas. O topônimo surgiu de um incidente entre garimpeiros vindos para o Rio Abaeté e soldados do Quartel D´Assunção, junto a um córrego localizado nas proximidades da atual sede do município. Houve uma grande batalha entre os mineradores e os militares com forte tiroteio, ficando o córrego conhecido como “Córrego dos Tiros”, expressão que passou a topônimo e se estendeu a toda a região.
Inicialmente a região onde se localiza hoje o município, era ocupada por indígenas da tribo dos Araxás. A primeira sede da região foi a chamada Vila Velha, onde originalmente havia um pouso de tropeiros. Em regime de mutirão, em 1928, já como município independente, os moradores da cidade limparam a nova área que abrigaria o município, demarcaram as ruas e colocaram um cruzeiro onde hoje se localiza a igreja matriz de Santo Antônio, local da primeira missa da cidade. Através de lei provincial de 1867 (confirmada por lei estadual de 1891) foi criado o distrito de Santo Antônio dos Tiros, subordinado agora ao município de Abaeté. Em 1923, foi elevado a categoria de município independente.