Notícias
Comunicado para alunos em regime de dependência e/ou adaptação
Prezados (as) alunos (as),
Estão abertas, a partir do dia 20 de fevereiro de 2017, as matrículas para os (as) alunos (as) que têm disciplinas em atraso, a serem cursadas em regime de dependência e/ou adaptação.
Para acessá-las, basta clicar, dentro da área do aluno, no link “Secretaria>Dependência/Adaptação”, onde você poderá selecionar, dentre os horários disponíveis, aquele que melhor atenda às suas necessidades – desde que não estejam em conflito com as suas atuais atividades acadêmicas.
As matrículas precisam ser concluídas até o dia 10/03/2017, visto que essa é a data limite para a regularização de quaisquer pendências acadêmicas.
Além da possibilidade de cursar disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação em turmas regulares, caso existam vagas e não ocorra conflito de horários, foram disponibilizadas mais 70 turmas especiais, que funcionarão aos sábados e cujas aulas têm início no sábado, dia 04 de março de 2017.
O Unipam recomenda aos alunos que aproveitem todas as oportunidades possíveis de cursar as disciplinas em atraso, já que, no futuro, algumas disciplinas podem deixar de ser oferecidas em classes especiais, obrigando-os a prolongar o tempo de integralização dos seus cursos.
Lembramos que, os alunos estão sujeitos ao disposto no parágrafo único, do Art. 109 do Estatuto do UNIPAM, que dita:
“Parágrafo único: Não se permite a matrícula em períodos da segunda metade do curso ao aluno que não tenha integralizado o mínimo de 80% (oitenta por cento) da carga horária referente aos períodos anteriores, excetuadas as atividades complementares.”
Instruções para as dependências na modalidade de educação a distância do UNIPAM - 2016/01
Para alunos em dependência existe, semestralmente, a oferta das disciplinas de "Cultura e Sociedade" e "Linguagem e Comunicação", em turmas especiais, aos sábados, e, também, na modalidade de educação a distância.
Informações sobre matrículas na modalidade de educação a distância e demais informações de cunho financeiro devem ser solicitadas junto à Secretaria Acadêmica.
Por serem disciplinas a distância, a metodologia, por conseguinte, é diferente: a distribuição é feita por meio de atividades SEMANAIS (postadas como APS) e AVALIAÇÕES PRESENCIAIS (oito ao longo do período). Cada atividade é avaliada por dois critérios: nota e carga horária, ou seja, caso os alunos não postem uma atividade, eles perderão nota (de um a dois pontos) e carga horária (de quatro a oito horas). Dessa forma, os alunos podem ser aprovados por nota e reprovados por falta, caso os trabalho não postados somem carga horária superior a vinte horas (25% de 80 horas). Em relação à notas, é importante ressaltar que não há reposição para atividades que não forem postadas em tempos hábil, bem como não serão aceitos pontos-extras (participação em eventos, por exemplo).
Quanto aos conteúdos, serão disponibilizados aos alunos no Portal, em arquivos PDF, semanalmente. Os encontros presenciais acontecerão somente nos dias de realização das provas. O calendário completo das atividades a serem realizadas será disponibilizado ao aluno logo na primeira semana para que tenha tempo hábil de se organizar. Nesse primeiro semestre de 2016, as atividades das disciplinas na modalidade educação a distância terão início no dia 05 de março.
Nessa modalidade de ensino, existe o trabalho da Tutora, que tem como função mediar o processo de ensino-aprendizagem, sendo a responsável por elaborar e corrigir as atividades semanais. Assim, sempre que o aluno necessitar poderá entrar em contato para que possa esclarecer as dúvidas com relação ao conteúdo das aulas. Neste semestre, a Tutora responsável é a Ana Maria Caixeta Camargo (e-mail: teacherana@unipam.edu). Toda e qualquer informação é repassada por e-mail, por isso mesmo os alunos devem adicionar o e-mail da Tutora a sua lista de contatos, para que as mensagens não sejam consideradas como lixo eletrônico. É importante ainda, que mantenham o endereço de e-mail atualizado, posto que é a ferramenta de comunicação principal nessas disciplinas.
O Núcleo de Educação à Distância está no Bloco M, 2º piso, salas 209 e 213. A Tutora está disponível para atendimento ao aluno, na sala 213, às segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h, e às terças e quintas, das 18h às 22h. O telefone para contato é o (34) 3823-0319 e/ou ramal 319.
Patos de Minas/MG, 20 de fevereiro de 2017.
Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto
Diretor de Graduação